terça-feira, 17 de agosto de 2010

Como usar os novos recursos midiáticos para uma educação de qualidade, eis a questão!
Já é vasta literatura de apoio ao trabalho do professor com as tecnologias e mídias educativas. São revistas especializadas, livros e encantadores planos de aula, com teorias bem fundamentadas e sugestões de práticas adaptáveis ao nível e realidade sociocultural dos alunos. Essas publicações orientam o caminho para as novas práticas, visando diminuir a dificuldade com que muitos educadores encaram a necessidade de um trabalho inovador.

Mas, devemos reconhecer que nem sempre é fácil colocar a mão na massa: o professor depara com suas dificuldades e o mesmo acontece com os alunos. Como mencionou o texto Integração de mídias e reconstrução de prática pedagógica, da Profª Maria Elizabette Brisola Brito Prado, “o processo de reconstrução da prática não é simples”. Quando as mudanças incluem as mídias, pode-se perder o valor pedagógico em função das dificuldades operacionais. É aí que aumenta a responsabilidade do professor, pois, em face dos percalços aos quais os projetos estão sujeitos, cabe a ele a recondução do trabalho ao eixo dos parâmetros curriculares, pois esse é um compromisso irrefutável da escola.

Escolas públicas de todo o país encontram-se equipadas com pelo menos alguns equipamentos que possibilitam o trabalho com mídias, em geral, computadores com Internet, aparelho de DVD, filmadora.  Surge assim a necessidade da abertura para  novas aprendizagens e mudanças na atuação do professor, dentre elas, com o desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

Muitas vezes, o professor tenta conciliar as novas mídias ao seu método tradicional de ensinar, resultado de anos e anos de atuação, mas como se fosse um complemento, um apêndice e não como uma incorporação das mídias à prática pedagógica. Em geral, a tendência é o professor continuar seguindo a fórmula que tem dado certo. Afinal, se o aluno aprende além do esperado, o saldo é positivo e o trabalho parece vitorioso. Mas incorporar as tecnologias ao ensino tornou-se tão importante que não usá-las é como se fosse negar que o mundo mudou, que as máquinas estão em todo lugar a serviço do homem, criadas para assessorá-lo em seus saberes e afazeres. Foram construídas pelos homens a partir de suas necessidades e, principalmente, de sua inteligência e dom criativo. Integrá-las à escola é assimilar que fazem parte da vida do homem moderno e que estão a serviço do conhecimento e da criatividade humana. O aluno que ali está não pode se desenvolver alijado desse processo, como se vivesse em um mundo que já não existe mais, que é coisa do passado. 

Não é só a forma de trabalhar os conteúdos que vem se modificando. Os saberes também estão se moldando às novas perspectivas. O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por exemplo, transformou as tradicionais disciplinas do ensino médio (antes separadas em compartimentos), em competências e habilidades, aliadas ao saber tecnológico. São elas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias. Podemos concluir a importância atribuída à tecnologia aplicada à educação.

O Ministério da Educação -MEC e as Secretarias de Educação formam uma verdadeira força tarefa empenhada em ampliar o acesso do aluno às tecnologias e capacitar os professores para esta frente de trabalho. A escola, por sua vez, é o ambiente prioritário para o desenvolvimento intelectual da pessoa, propiciando que seja capaz de pensar, questionar, atuar, ampliar os seus conhecimentos e continuar criando. Já o professor precisa estar apto a utilizar as novas mídias em suas aulas, com predisposição e naturalidade. O trabalho em equipe com projetos interdisciplinares é um ótimo momento para a integração das tecnologias aos conteúdos pedagógicos.

Frente aos novos recursos e mídias educativas, cabe ao professor algumas competências e saberes como a capacidade de planejar, estabelecer objetivos e metas, avaliar sistematicamente o trabalho, replanejar quando necessário e avaliar, sempre propondo questionamentos e reflexões. Saber usar esses recursos como ferramentas pedagógicas implica também em capacidade de inovação por parte do professor. Uma nova dinâmica na aprendizagem faz com que alunos e professores estejam mais integrados e as experiências fluem com naturalidade, tornando mais agradável o ambiente escolar e mais propício ao conhecimento.

Ana Lúcia 

Obrigada por terem vindo ao meu Blog!

8 comentários:

  1. Ola Ana
    Muito bom seu artigo sobre o uso das tecnologias pelo professor. Vamos torcer para que os professores consigam se renovar...
    Abraços
    Patrícia

    ResponderExcluir
  2. Ei Ana,
    adorei seu texto também.
    É isso ai, eis a questão...
    "O processo de reconstrução da prática não é simples".
    No processo de reconstrução da prática pedagógica o professor precisa saber inovar, integrando as mídias ao processo de ensino-aprendizagem e sempre em busca de melhorar a qualidade da educação/do ensino.
    Assim como disse Pedro Demo em Habilidades do Século XXI: "Aprimorar o desempenho discente implica, sempre, aprimorar o desempenho docente... A melhor tecnologia na escola ainda é o professor."

    Grande abraço,
    Sátila

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!

    "Frente aos novos recursos e mídias educativas, cabe ao professor algumas competências e saberes como a capacidade de planejar, estabelecer objetivos e metas, avaliar sistematicamente o trabalho, replanejar quando necessário e avaliar, sempre propondo questionamentos e reflexões."

    Parabéns pelo texto!

    Abraços.
    Cida Franca

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana Lúcia,

    Seu blog ficou ótimo! Você tem o dom para a escrita e uma leveza ao se comunicar, com certeza terá muita facilidade em manter seu blog.

    Parabéns pelo seu trabalho.

    Abraço.
    Kelly.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana Lúcia,

    Parabéns pelo seu blog e lhe desejo muito sucesso em todas as áreas da sua vida! Adorei as fotos que você colocou no blog.

    Beijo,

    Sandra

    ResponderExcluir
  6. Ei Ana Lúcia!
    Parabéns pelo blog! Ficou ótimo!
    Adorei o ditado "Diga-me que chat frequentas e te direi quem és"... rs... hoje é a mais pura verdade.
    Grande abraço.
    Kátia

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana
    Sucessos para você.
    Abraços!
    Eudna

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Aninha,

    Mais uma vez vc nos presentei com um trabalho de excelente qualidade

    Bjs
    Érika

    ResponderExcluir